sábado, 18 de setembro de 2010

-> CLIPAGEM: Nova crise nos preços dos alimentos ameaça atingir todo o planeta

CLIPAGEM: Nova crise nos preços dos alimentos ameaça atingir todo o planeta.

Matéria do Jornal da Globo exibida no dia 8/09/2010 e disponível através do link: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/09/nova-crise-nos-precos-dos-alimentos-ameaca-atingir-todo-o-planeta.html

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Somente em agosto, os preços internacionais da comida subiram 5%. Expansão da classe média em países como China e Brasil e desastres naturais estão entre as causas do problema.

Quando os caprichos do clima chegam à mesa da população e atingem o bolso do cidadão é assim: a seca e os incêndios destroem as plantações na Rússia, um dos grandes produtores, o governo proíbe a exportação do trigo e o preço do pão começa a subir mundo afora.

Em Maputo, capital de Moçambique, por exemplo, o reajuste de 30% terminou em protestos e até mortes. O trigo subiu 70% desde janeiro na bolsa de Chicago, onde são negociados esses grãos. E deve subir ainda mais, segundo analistas.

A Organização das Nações Unidas já teme uma repetição da crise de alimentos de 2007 e 2008, que atingiu vários países.

Quando o crescimento econômico vira a causa do problema é assim: a expansão da classe média em países como China e Brasil leva a um maior consumo de proteínas, e isso provoca aumento do preço da carne, por exemplo. Segundo a ONU, o valor médio da carne, em agosto, foi o mais alto desde 1990, um aumento de 16% em relação ao ano passado.

De acordo com a agência da ONU para agricultura e alimentação, de um modo geral, o preço dos alimentos, e aí incluindo carnes e grãos, subiu 60% no último ano. O diretor do programa chegou a dizer que a paz e a estabilidade mundial estão ameaçadas.

No mapa (ver vídeo que se encontra no link mencionado acima), é possível ter uma idéia do tamanho das restrições já impostas às exportações de comida. Veja que o número de países que adotaram medidas para controlar os preços é ainda maior. Dezenas já registraram conflitos. Centenas tiveram prejuízos na balança comercial e aumento da inflação.

Quando a crise vai começar a passar? Só quando a oferta voltar ao normal. Isso depende de a ONU convencer quem tem estoque a liberar parte dele, depende de investimento e aumento de produção, mas depende mais ainda de um elemento sobre o qual nenhum governo tem controle: o clima.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário