Clipagem de matéria publicada no Diário de Pernambuco hoje por Ed Wanderley, encontrada através do seguinte endereço eletrônico: http://www.diariodepernambuco.com.br/vidaurbana/nota.asp?materia=20100802072054
++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Os motoristas recifenses, preocupados com a volta às aulas, anteciparam o despertador e saíram mais cedo de casa, evitando maiores transtornos com o trânsito. O resultado disso foram pequenas retenções próximo às 7h. Nos principais corredores do Recife, como as Avenidas Agamenon Magalhães, Rosa e Silva e Norte, os veículos se deslocavam lentamente nos sentidos centro e subúrbio, mas os motoristas não passavam muito tempo parados. Próximo às 8h, quando os congestionamentos são comuns, o tráfego já fluia sem maiores transtornos.
Próximo às unidades de ensino, a imagem era outra. A Avenida Rui Barbosa registrou tráfego de difícil evolução, em que os condutores permaneciam parados durante vários minutos. Nas vias de acesso aos colégios, mais problemas. Na Rua Doutor Malaquias, perpendicular à Rui Barbosa, onde está localizado o Colégio Damas, o cenário era de congestionamento e muitas infrações ao Código Brasileiro de Trânsito.
Vários condutores estacionavam em fila dupla, ou em locais proibidos, retendo o tráfego. Na Rua Xavier Marques, paralela à Rui Barbosa, além de ficarem parados em duplicidade, os condutores desembarcavam as crianças na esquina da via, colocando em risco a integridade física dos estudantes.
O empresário Reginaldo Coimbra deixa os dois filhos todos os dias na escola, mas garante fazer o desembarque das crianças dentro das dependências da unidade de ensino. “Gosto de acompanhá-los até a sala de aula, então não prejudico o trânsito e garanto a segurança deles”, explica.
A médica Sandra Araújo, 48, faz diferente e estaciona após a entrada, em cima da faixa de pedestres, mesmo que a rua apertada, de apenas duas faixas, perca espaço livre para o fluxo. “Prefiro parar aqui porque é rapidinho e dentro da escoal o trânsito é pior do que aqui fora. Tem que ser assim porque trabalho e não posso me atrasar. Mas quem não trabalha deveria sair da rua”, defende.
A Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) iniciou nesta segunda-feira (02) a ação ‘Volta às Aulas‘ que vai orientar os motoristas sobre os métodos corretos de desembarque dos estudantes. A iniciativa segue até o dia 13, quando 40 agentes de trânsito monitoram as principais vias da capital pernambucana, em especial, no entorno dos 11 maiores colégios particulares do Recife, tanto na hora da chegada (das 6h30 às 8h) quando no horário da volta para casa (entre 12h e 13h).
Se flagrados, os condutores que estacionam ou param de forma irregular podem ser multados por infrações que podem ser consideradas leve, média ou grave. As punições podem variar de 3 a 5 pontos na Carteira de Habilitação e de R$53,20 a R$127,69.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
-> CLIPAGEM: Motoristas antecipam saída de casa para evitar trânsito nas principais avenidas do Recife
Marcadores:
clipagem,
Trânsito,
volta às aulas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário